Prezado cliente MIB,

Prezado cliente MIB,

 

Conforme informado e já publicado em nosso website (www.mibshipping.com.br), o novo regulamento da Organização Marítima Internacional sobre a Convenção de Segurança da Vida no Mar (SOLAS), obriga os exportadores a declarar o peso bruto verificado (VGM) dos containers antes de sua entrega no terminal portuário, a partir de 01 de julho de 2016.

 

Como parte deste novo regulamento, será necessário pesar sua carga em um dos dois métodos:

 

Método N ° 1:

• Após estufar e lacrar um container, utilizando equipamentos calibrados e certificados, o exportador deve pesar, ou solicitar que um terceiro pese o container lacrado.

 

Método N. ° 2:

• O exportador (ou seu representante) deve pesar todos os pacotes e itens da carga, incluindo o peso dos pallets, outras embalagens e material de peação a ser carregado no container, e deve ser adicionado o valor da tara do mesmo para encontrar o peso total.

Por favor, note que a tara de cada container é claramente marcada no mesmo. Caso deseje, entre em contato com o Atendimento ao Cliente MIB SHIPPING que também lhe fornecerá esta informação.

 

Parte responsável:

O responsável pelo fornecimento da VGM é o exportador que aparece no B / L.

Para carga consolidada, o consolidador será responsável por fornecer os pesos combinados e declarar o VGM ao armador.

 

Deadline para envido do VGM:

Devido às variações entre os procedimentos de trabalho dos diferentes terminais e portos em todo o mundo, o deadline pode mudar entre os diferentes terminais. Iremos notificar o prazo para envio do VGM de sua carga através dos bookings e em follow-up.

 

Informações obrigatórias que devem constar no VGM:

 

• VGM (booking, nome e telefone do exportador e/ou representante responsável pela pesagem, peso bruto verificado do container, unidade de medida, método de pesagem utilizado (acima mencionado), incluindo o número do container e sua tara).

• O nome do certificador.

 

Método de envio do VGM:

 

O formulário  VGM deve ser preenchido e enviado via e-mail para doc@mibshipping.com.br.

 

A partir de 01 de julho de 2016, não será permitido o embarque de cargas em navios sem a declaração do VGM. Os terminais necessitam receber o VGM antes da entrega do container para embarque. Desta forma será obrigatório o envio do VGM antes do depósito das unidades.

 

A MIB SHIPPING irá fazer o possível para garantir a boa execução do presente regulamento e à medida que se aproximar de 01 de julho, vamos continuar a mantê-lo informado de quaisquer alterações ou atualizações.

 

Para esclarecimento geral desta regulamentação, um documento foi publicado em conjunto pelos WSC, TT Club, ICHCA e Global Shippers Forum (GSF) (http://www.worldshipping.org/industry-issues/safety/faqs/SOLAS_VGM__Industry_FAQs_Dec_2015_US_letter_WEB.pdf). É importante tê-lo como referência para conhecimento dos principais detalhes e adendos quanto à implementação do “Verified Gross Mass (VGM)”, da SOLAS de um contêiner carregado.